Glossário

Snapz Pro XScreenSnapz006


ALODÍNEA (HIPERPATIA) = É a dor causada por estímulo que, habitualmente, não causa dor. É uma modificação qualitativa da percepção do estímulo doloroso.

ALOESTESIA = Deslocamento de uma sensação, geralmente tátil ou visual, para fora da área realmente estimulada. Ex: Um paciente com uma lesão parietal à direita, quando tocado em sua mão esquerda que descansa sobre uma mesa, pode afirmar que na verdade é a mesa que foi tocada.

ALUCINAÇÕES HIPNAGÓGICAS = Ocorrem no início do sono. Nesta fase também podem ocorrer as assim chamadas mioclonias benignas do sono. 

ALUCINAÇÕES HIPNOPÔMPICAS = Ocorrem imediatamente antes do fim do sono. 

ANESTESIA = Perda de todas as modalidades sensitivas em uma determinada região.

AFASIA (DISFASIA) = Distúrbio da escolha da palavra ou do uso da gramática ou da compreensão da linguagem, devido a doença cerebral. A afasia motora (BROCA, 1861), caracterizada por distúrbio na emissão da fala e a afasia sensitiva (WERNICKE, 1874), caracterizada por distúrbio na compreensão da fala, são os padrões mais comuns. 

BARESTESIA = Sensibilidade ao peso ou pressão das estruturas profundas (ossos, músculos, vísceras).

BAROGNOSIA = Capacidade de discriminar diferentes pesos usando a sensibilidade cutânea, muscular, tendínea e articular. Sujeitos com doença cerebelar unilateral tendem a superestimar o peso de objetos colocados na mão atáxica. Lesões parietais também podem causar este distúrbio. 

BATIESTESIA = Sensibilidade profunda, relacionada aos órgãos, músculos e articulações, incluindo o sentido de  posição, movimento, pressão profunda e vibração.

DISARTRIA (DISLALIA) = Distúrbio da articulação da fala decorrentes de distúrbio no controle muscular dos mecanismos da fala devido a lesão do sistema nervoso periférico ou central. 

DISESTESIA = Sensações dolorosas resultantes de um estímulo que normalmente não é dolorosos na vigência de alterações na qualidade de outras modalidades sensitivas. Ocorre comumente no  território de um nervo periférico parcialmente lesado. 

HIPERALGESIA = Sensibilidade aumenta a estímulos mecânicos, térmicos e químicos, excluindo sensações específicas. É uma alteração quantitativa da percepção do estímulo.

HIPOESTESIA = Diminuição da sensibilidade ao estímulo sensorial. 

PALESTESIA = Sensibilidade vibratória.

PARESTESIA = Sensação anormal de formigamento ou queimação em regiões onde a inervação foi prejudicada mas não perdida, não sendo dolorosa. 

© Roberto Caron 2011